domingo, 30 de agosto de 2009

A visao das "vestes"-por uma quarentona

Vou despindo personagens que encarnei durante muito tempo,cada uma delas com a sua importancia ,no espaço e no tempo em que tive que recorrer a elas.Quando começamos a tirar as camadas destas "peles" que nos protegem,apossa-se de nós um medo legitimo ,e questoes dificeis de responder.Parece-me que até uma determinada idade,vamos pomposamente vestindo personagens um bocado exagerados(no calor da juventude e de uma certa inocencia),e quando principiamos a amadurecer tudo isto nos parece despropositado.Pior, no meio da confusao que é crescer,ser aceite ou nao pelos outros,colarmo-nos a "modelos menos convenientes",só" porque sim",faz instalar tal anarquia,tal loucura que ,quando paramos para ver ,ouvir,sentir,a verdade das coisas percebemos que perdemos a nossa verdade!Parece-me que a necessidade faz o monge,e transvestimo-nos de váriadas "coisas",exatamente porque nos pareceu necessário.Talvez assim fosse ou nao ,o certo é que depois a procura de nós ,para além de condicionada pelo treino (veste peles),pode ser solitária e dolorosa.Mas ver a verdade e a mentira ,pode tornar-nos pessoas diferentes .Podemos começar a ouvir os outros,podemos ver com olhos mais "clinicos" o que nos rodeia,e podemos e devemos aprender a ser menos neuróticos.Agora em relaçao ao medo...se foi por medo que nos "vestimos" só poderá ser com medo que nos "descobrimos".Olhar para dentro é das tarefas mais complicadas que conheço.Perceber as nossas fragilidades,as nossas "coragens",os nossos reais sonhos...é um trabalho solitário mas também inebriante,e tao ,tao gratificante!Ser ou tentar ser qualquer pessoa que nao nós mesmos, para sermos" gostados" é o maior erro.Vou gostando cada vez mais da minha verdade ,pareço um ex dependente de psicotrópicos,contente por estar "limpo",e a lembrar de quando em vez das "luzinhas "que lhe douravam a pilula!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
espreito pelo canto dos olhos a minha alma,ávida de encontrar "coisas"sobre mim que desconheço!

Seguidores