terça-feira, 8 de dezembro de 2009

nao é idade ...

Hoje é feriado,dia complicado para quem ainda nao se habituou bem,a ter algum tempo para sí!Depois há sempre aquelas coisas giras que as pessoas nos dizem,e que nos fazem pensar...
Conversava eu informalmente com uma senhora,de aspecto jovem,mas que me leva cerca de 2 anos de avanço,e dizia ela ,em resposta a um queixume meu:"Zélia,tu estás velha por dentro"!
Por exemplo, ainda agora tive que chamar"senhora",a uma mulher que me parece ter 30 anos,tendo ela no entanto 45 ou 46!Isto faz de mim também pela idade e sobretudo pela "aparencia"mental...uma senhora!
Tudo isto será simples se se chamar" senhora",por educaçao e respeito.Mas nao se trata disso,chama-se também e sobretudo "senhora",a alguém cuja idade já justifique(40,ou mais).Dantes,noutros tempos "senhora"seria até uma jovem ,mas teria que ter contraído matrimónio,ficava bem!
Bem mas o busílis da questao nao está nas palavras que dao ou tiram anos,(idades)!A questao é, aquela frase,dita sem qualquer sentido de ofensa,e que me acertou como se fosse uma seta!
Ainda estou sinceramente meio abananada.Eu sei que que tenho no rosto marcas de uma vida "intrincada","mas velha por dentro"...?
Como é que isso se ve?
Como posso eu esconder?
Esta é uma grande verdade...mas só minha!
Como poderia eu ser nova por dentro...se já corri caminhos,desci vales,subi montes,escalei montanhas...
Se já me doeram as entranhas ,na impotencia de mudar o curso dos rios...
Se os oceanos transportam consigo as minhas grossas lágrimas...
Se me açoitaram o corpo,num frenesim de quem quer calar á força uma boca que grita...
Se me torturaram a inocencia...
Se me estropiaram o riso...
Se me enganaram,enganado-se talvez também,porque procuraram em mim dons de fada,que nao possuia...eu era simplesmente ...simples!
Nao ,eu nao serei velha por dentro...sofrida é a palavra!!!
Sofrida e cheia de tenacidade,protegendo as minhas crias com unhas e dentes!
É minha jovem senhora ,que também tem penado,também tem decerto chorado e lutado...eu sei que sim,ainda consegue parecer nova!
Eu sou por fora uma "senhora" ,porque aparento idade;sou sofrida por dentro ,e parece "velhice";mas arrumo o meu passado, avanço com mais cuidado,refaço o meu sorriso...!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
espreito pelo canto dos olhos a minha alma,ávida de encontrar "coisas"sobre mim que desconheço!

Seguidores